Uganda




                                                          Uganda



     A africa é um continente cheio de diversidade, principalmente  cultural, há vários países neste continente com grande diversidade na flora e fauna, animais exóticos, diferentes línguas, etc.
     Um desses países é a Uganda, oficialmente República da Uganda, é o segundo país sem litoral mais populoso no continente africano. A parte sul do país inclui uma parcela substancial do Lago Vitória, compartilhado com o Quênia e Tanzânia, situando o país na região dos Grandes Lagos Africanos. Uganda também se encontra dentro da bacia do Nilo e tem um clima variado, mas geralmente clima de savana.
Bandeira de Uganda – Wikipédia, a enciclopédia livre
Bandeira da Uganda
     As línguas oficiais são o inglês e o suaíli. O luganda, uma língua bantu, é falada em boa parte do país, principalmente na região de Buganda. O atual presidente de Uganda é Yoweri Kaguta Museveni, que chegou ao poder em um golpe em 1986.     O nome Uganda deriva do reino do Buganda, que ainda hoje é considerado administrativamente como uma entidade semiautônoma, compreendendo toda a região central do país, incluindo a capital, Kampala. Os túmulos dos Reis do Buganda em Kasubi (uma colina em Kampala) são considerados patrimônio da humanidade. Os primeiros habitantes da região eram caçadores-coletores até 1.700 a 2.300 anos atrás, quando populações de língua bantas migraram para as regiões do sul do país.
     Os ugandenses, além de viverem décadas sob regimes políticos ditatoriais, enfrentam vários problemas de ordem socioeconômica. Os serviços de saneamento ambiental são proporcionados à minoria da população, fato que reflete nas altas taxas de mortalidade infantil (72 óbitos a cada mil nascidos) e na baixa expectativa de vida: 50 anos. Outro fator social negativo se refere ao elevado índice de analfabetismo – 27% dos habitantes com idade superior a 15 anos são analfabetos. O país também registra altas taxas de desemprego, e a maioria da população vive abaixo da linha de pobreza, ou seja, com menos de 1,25 dólar por dia.
     A economia nacional é pouco desenvolvida, sendo a agricultura a principal fonte de receitas. Os solos férteis e a grande disponibilidade de água impulsionam esse setor econômico, com destaque para o cultivo de café, que emprega a maioria dos ugandenses, além de ser o produto de destaque nas exportações. A nação também possui grandes reservas minerais, sobretudo de cobre e cobalto.
     Suas religiões são: Cristianismo 88,9% (católicos 43,4%, anglicanos 36,8%, outros 8,7%), islamismo 5,4%, crenças tradicionais 5,1%, sem religião e ateísmo 0,6%.
  
     Fontes: 
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/uganda.htm
Localização República de Uganda
Localização de Uganda

Comentários

Postar um comentário